A origem do guardanapo não é certa, mas foi amplamente usado a partir da Idade Média na Europa Ocidental por aqueles que precisavam limpar as mãos durante as refeições. Atualmente usar guardanapos de tecido deixa a refeição mais elegante e especial. Seja para receber os amigos para um jantar quanto para uma refeição a dois.
Um guardanapo bem escolhido e bem dobrado pode dar um charme extra à decoração da mesa e imprimir um toque pessoal, ainda mais quando acompanhado de anéis e argolas, que deixam a composição da mesa ainda mais requintada.
Só lembrando que quando a toalha de mesa for cor lisa o guardanapo pode ter estampas, mas quando a toalha for estampada, para não errar, o mais seguro é que ele seja de cor lisa.
Quanto ao lugar do guardanapo, o certo é sempre dentro ou do lado esquerdo do prato.
Confira aqui um vídeo incrível que mostra cinco maneiras de dobrar seus guardanapos de tecido.
Ah, e um motivo a mais para usar os guardanapos de tecido é que esse é um hábito ecológico, que preserva o meio ambiente. Os guardanapos de papel são descartáveis, ou seja, geram muito lixo e além disso, para produzir cada um deles é necessário celulose (o que significa derrubar árvores), água, energia elétrica e outras matérias-primas.