O Save the Date, expressão original da língua inglesa que traduzida para o português seria algo como “Reserve a Data”, é o nome adotado para o comunicado informal que se envia aos futuros convidados de qualquer evento para que eles já reservem a data em suas agendas. Como os convites formais costumam ser enviados com uma antecedência menor, o Save the Date permite que os convidados possam se planejar melhor.
Embora não seja imprescindível, segundo as regras de etiqueta, o envio do Save the Date é de muito bom tom para com os convidados da festa, pois evita que eles assumam múltiplos compromissos e no final tenham que escolher entre um ou outro. O Save the Date, portanto, é uma espécie de pré-convite, de caráter opcional, mas que têm grande importância para o convidado, que poderá organizar a sua agenda sem ter que desmarcar nada assumido anteriormente.
De origem norte-americana, o Save the Date surgiu naturalmente, fruto do cotidiano cada vez mais atribulado das pessoas. Segundo os costumes atuais, deve ser enviado aos convidados de 6 a 3 meses antes da celebração.
É especialmente útil para os convidados que moram longe do local da festa, pois permite que esses convidados possam se organizar para não perder a celebração, providenciando transporte, hospedagem, salão de beleza, etc. Por essas e outras razões é importante saber a data marcada com antecedência, para que os convidados não percam a passagem de um momento tão significativo na vida de quem lhes é especial.
Além desta função, o Save the Date é uma maneira criativa e divertida de começar a envolver as pessoas com o evento que se quer divulgar.
Ele pode ser enviado virtualmente ou ser impresso e enviado pelo correio. Pode também, como no caso dos casamentos, ser um vídeo divertido dos noivos.
Abaixo alguns exemplos bacanas garimpados na internet.