Ainda falando sobre a tendência de releituras dos doces clássicos com um toque gourmet, que foi tema do nosso post no dia 24/04/2013 (clique aqui se você não leu), vamos falar do clássico dos clássicos, o doce que não pode faltar em qualquer balcão de padaria: a bomba.
O doce vem atraindo a atenção dos paulistanos graça a Faire La Bombe, doceria que está fazendo grande sucesso. Localizada em Pinheiros, a loja se especializou na fabricação de bombas, ou éclair no francês original.
O nome éclair deriva da palavra em francês para relâmpago e, assim como o nome “bomba” em português, diz respeito ao fato de, à primeira mordida, o doce “estourar” na boca com seu recheio cremoso. Na maioria dos idiomas ocidentais, o doce é conhecido pelo nome em francês, exceto em espanhol em que é tratado como pepito.
Já o nome da loja, Faire La Bombe, faz alusão à expressão francesa (algo como “viver a vida intensamente”) e o apelido do éclair no Brasil.
No charmoso salão azul, com pequenas mesas, o balcão, onde repousam as delicadas delícias que saem da cozinha envidraçada,atraem todos os olhares. São cerca de 13 sabores, vendidos em dois tamanhos, 6 e 12 centímetros. A massa é macia e tem a consistência exata para segurar o recheio abundante.
Os clássicos, como chocolate e creme (coberta com chocolate, é claro), são quase obrigatórios. Aposte também em sabores criativos, como frutas vermelhas, com um toque azedinho, avelãs (com creme aveludado e nada enjoativo) ou pistache, que já é a bomba mais pedida da loja. A mais surpreendente é a de blueberry (mirtilo), que mescla a fruta azulada com um levíssimo creme de queijo mascarpone.
É de dar água na boca ou não é?